STOCKHOLM

Saímos de Salvador em 15 junho de 2012 às 17h30min e chegamos em Lisboa às 01h30min da manhã horário do Brasil, e 05h30min da manhã horário local do dia 16, passamos pela imigração, como não era a primeira viagem, o policial não perguntou nada apenas passou o passaporte no leitor de barra, e desejou boa estadia. Em Salvador não consegui coroa sueca, achei no aeroporto de Lisboa. Fizemos uma conexão para Stockholm(Estocolmo), saímos 9:00h e chegamos as 13:15 horário de Lisboa, 14:15 horário de local.

Stockholm é a capital da sweden(Suécia), sendo maior cidade do país, abriga cerca de 20% da população, e tem uma área metropolitana com cerca de 2 milhões de pessoas. Fundada no século XIII, junto ao Mar Báltico se estende por 14 ilhas ligadas por pontes. A parte mais bonita é Cidade Velha - Gamla stan. A cidade tem belíssimos jardins, como o Kungsträdgärden, edifícios históricos e inúmeros museus.

Museu Nacional de Belas Artes

O aeroporto de Arlanda está situado 40 km ao norte de stockholm. Pegamos um ônibus da empresa Flygbussarna (https://www.flygbussarna.se/), ticket comprado no Brasil pela internet, para o centro.

Ao desembarcamos no Cityterminalen (Terminal central), seguimos a pé para o hotel que ficava próximo à estação, andamos 10 minutos até o hotel Petit Rex,(https://rexhotel.se/pt/Rex_hotel) Luntmakargatan 73. A recepcionista falava inglês, com a reserva foi confirmada, Deixamos as malas e fomos conhecer o centro da cidade

Existe uma empresa chamada Strömma, que faz tour de ônibus e barco, você pode adquirir pela internet no endereço: https://www.stromma.se/en/STOCKHOLM/, Paguei pelo passeio de ônibus(Hop-on Hop-off Bus - Combi, 24h ) e com dois roteiros (azul e amarelo), sek 260 por pessoa ou R$ 80,00.

O povo é hospitaleiro, o idioma oficial é o sueco, mas quem atua diretamente com os turistas falam inglês. A moeda oficial é a coroa sueca que vale para cada coroa atualmente R$ 0,28. Existem muitas lojas de suvenires e roupas, os preços são equivalentes como qualquer país da comunidade européia.

Royal Palace

O ponto turístico mais importante é o palácio real (Royal Palace). A Rainha Silvia nasceu na Alemanha, mas é filha de mãe brasileira e morou em são Paulo e fala bem o português.

Curiosamente no supermercado depois de passar os produtos no leitor de código de barras, a funcionária coloca o dinheiro na caixa registradora, que é sugado e em compartimentos na frente do cliente a maquina disponibiliza o troco, moedas de um lado e cédulas do outro, moleza!!

O sol nasce às 4:30h e se põe as 22:00h, e mesmo assim não escurece, a noite fica muito clara, é preciso fechar as cortinas para dormir.

No Cityterminalen a mesma empresa flygbussarna tem ônibus regulares para o aeroporto de Skavsta, que está localizado à 100 km de Stockholm, pegamos um daqueles vôos low cost(baixo custo) da Ryanner, se você tem bagagem não é vantagem o baixo custo da passagem, acabei pagando uma multa de 100€, e eram apenas duas malas pequenas, mais não entraram numa espécie de medida que fica no check in e no embarque, e ainda tive que abrir a mala, pois os alto-falantes do aeroporto chamavam nosso nome com sotaque sueco, quase irreconhecível, falamos com uma funcionaria da segurança, que pediu para que abríssemos a mala, o raio-X alarmou por conta do notebook, tudo resolvido despachamos as malas.

O vôo não tem numeração nas poltronas, assim que a aeronave ganha os céus, começa o comercio, vende-se de tudo, da água ao relógio, nota-se a disputa entre as tripulantes, que devem ganhar comissão. O serviço de bordo é pago.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora