MONT SAINT MICHEL

O Monte Saint-Michel é uma ilhota rochosa na foz do Rio Couesnon, no departamento da Mancha, no limite entre a Normandia e a Bretanha na França, onde foi construído uma abadia e santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. A história da abadia remonta ao ano 708, quando Aubert, bispo de Avranches, mandou construir no monte Tombe um santuário em honra a São Miguel Arcanjo. No século X os monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi sendo construída. Durante a Guerra dos Cem Anos, no século XII, entre França e Inglaterra, 119 cavaleiros franceses se encastelaram e não permitiram que os ingleses tomassem o monte, resistindo a todas as tentativas inglesas e constituindo-se, assim, em símbolo da identidade nacional francesa. Após a dissolução da ordens religiosas pela Revolução Francesa de 1789 até 1863 o Monte foi utilizado como prisão.

Mont Saint Michel
Mont Saint Michel

Para iniciar nossa viagem acordamos cedo, porque a partida da excursão de ônibus até o mont Saint Michel, estava marcada para as 7:15 da manhã em frente a agencia France Tourisme, localizada na 33, Quai des Grands Augustins.

Andamos quase 2 quilometros até o ponto de encontro do passeio, estávamos hospedados no Quality Hôtel Axel Opera 15, Rue de Montyon (Montmartre, Opéra), além do bon petit déjeuner (café da manhã), cada hospede tinha direito a um lanche de viagem por dia ( 2 sanduiches, 1 maça, 1 batata frita tipo chips e 1 agua mineral), muito bom!

A distância percorrida seria de 360Km, uma viagem de quase 4 horas em onibus bastante confortavél, nossa guia muito simpatica, todas descrições e orientações eram em espanhol, inglês e francês. O passeio custou 128€ por pessoas(www.francetourisme.fr/excursions-en-france/visite-mont-saint-michel.html),com almoço (dejeuner) no Restaurant LES TERRASSES POULARD, entrées terrine de campagne, plats omelette du Mont St Michel, desserts Tarte normande e boissons uma garrafa de cidre.

Quando chegamos fomos para o estacionamento dos ônibus, e seguimos até o monte em veiculo (gratuito) da empresa que está realizando obras na região.

A empresa encarregada da obra, construiu uma represa para limitar a ação das marés, viabilizando os trabalhos de construção da ponte para o Mont Saint Michel.

O monte é como uma fortaleza, você entra por uma porta e tem acesso a aldeia, onde são comercializados todos os tipos de souvenirs, biscoitos, chocolates, lanches para quem deseja uma alimentação rápida e toilets públicos ao custo de 1€. Todo conjunto arquitetônico muito medieval, muita escadaria e ladeira para subir até o topo.

No interior da abadia não tem nada, o que pode ser contemplado é a arquitetura medieval super preservada e a belíssima vista do topo. A costa desta região francesa, pelas suas características, é o lugar do mundo onde ocorrem os maiores desníveis entre marés altas e baixas, podendo a diferença chegar a quinze metros.

Abadia do Monte Saint-Michel
Abadia do Monte Saint-Michel

É importante conferir os horários de maré alta, a grande velocidade das águas pode ocasionar acidentes trágicos, embora a construção da barragem tenha limitado os riscos. Mesmo em momentos de maré baixa há alguns trechos com areia movediça, portanto se quiser mesmo caminhar pelo imenso areal entre o morro e o mar peça para ser acompanhado por um guia local.

A arquitetura do Monte Saint-Michel e sua baía fazem dele a terceira atração turística mais visitado da França (atrás da torre Eiffel e do castelo de Versalhes), com estimativa de 3,6 milhões de visitantes por ano.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora